Itupiranga completa 69 anos com festa

O município de Itupiranga está completando 69 anos de emancipação nesta sexta (14)

Hoje acontece o show com a dupla sertaneja Gino e Geno e da Aparelhagem Crocodilo para comemorar os 69 anos de emancipação do município.

Itupiranga completa hoje (14) 69 anos de emancipação política. O município foi fundado em 1886 mas só teve sua emancipação em 1947. A origem da cidade de Itupiranga, sede do município do mesmo nome, foi o povoado Lago Vermelho, fundada em 1886, por extratores de caucho oriundos de Goiás. Chefiava-os um explorador de prenome Lúcio. Pouco depois, com o aumento do preço da castanha-do-pará, cresceu rapidamente o número de moradores e sua renda. No período áureo da castanha recebeu em seu território um trecho da Estrada de Ferro Tocantins.

Inicialmente, Itupiranga pertencia ao município de Baião. Em 1912, durante o governo de Enéas Martins, com a criação do município de Marabá, passou a pertencer-lhe. Até que, em 31 de dezembro de 1947, durante o primeiro governo de Moura Carvalho, a Lei 62 criou o novo município de Itupiranga. A instalação ocorreu a 14 de julho do ano seguinte.

FESTA

Hoje acontece o show com a dupla sertaneja Gino e Geno e da Aparelhagem Crocodilo, para agradar tanto o público das famílias agrícolas quanto a juventude do município. Localizado a aproximadamente 45 km de Marabá e às margens do Rio Tocantins, Itupiranga conta com mais de 51 mil habitantes e tem como principais fontes de emprego e renda, a agropecuária, o turismo e o funcionalismo público. Durante a festividade, o município espera receber milhares de turistas e visitantes que irão impulsionar a economia local. “Temos a obrigação de fazer com que a festa do dia 14 de julho cresça cada vez mais. Ela traz benefícios para o povo de Itupiranga porque todos vão vender, desde o pipoqueiro até o comerciante. Todos vão ganhar dinheiro nesse período de turismo”, ressalta o Prefeito José Milesi.

VERÃO

Paralelamente ao aniversário, o veraneio nas praias de Itupiranga também já é referência na região. De acordo com o Prefeito, a diversão está garantida na Praia do Macaco, contando com gerador de energia moderno para atender a todos e a presença da Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, responsável pela coleta de lixo, garantindo a organização da estação.

O município de Itupiranga está completando 69 anos de emancipação nesta sexta (14)

Comentários

Comentários