ULTIMAS POSTAGENS

LINHA XINGU-RIO: Ibama fará audiência em Curionópolis

Linha Xingu-Rio faz parte da expansão do Sistema Integrado Nacional (SIN) de transmissão de energia elétrica (DIÁRIO DE CARAJÁS)

Audiência Pública vai acontecer no próximo dia 29 em Curionópolis para o processo de Licenciamento Ambiental do Sistema de Transmissão Xingu-Rio que vai contemplar pelo menos 8 municípios da região   O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) realiza, no próximo dia 29, em Curionópolis, no Hotel Serra Leste, a partir das 18h30, Audiência Pública referente ao processo de Licenciamento Ambiental do Sistema de Transmissão Xingu-Rio. O sistema é composto por uma linha de transmissão de 800kV, duas linhas de transmissão 500kV e subestações associadas. Sua instalação faz parte de um conjunto de obras necessárias para a …

Leia Mais »

CARAJÁS: Aeroporto completa 34 anos nesta sexta (23)

Aeroporto de Carajás está completando 34 anos de operação hoje (23)

Localizado no município de Parauapebas, a 20 quilômetros do centro da cidade, o terminal foi construído, na década de 80, por meio do Programa Grande Carajás, do Governo Federal O Aeroporto de Carajás comemora, nesta sexta-feira, vinte e três de setembro, 34 anos de operação. Localizado no município de Parauapebas, a 20 quilômetros do centro da cidade, o terminal foi construído, na década de 80, por meio do Programa Grande Carajás, do Governo Federal, para trazer o desenvolvimento à região Norte do país. No mesmo período, a maior jazida de ferro do mundo, explorada pela Companhia do Vale do Rio …

Leia Mais »

CÍRIO DE MARABÁ: Peregrinações externas iniciam nesta sexta (23)

Círio de Nazaré em Marabá acontece todo terceiro domingo do mês de outubro, este ano no dia 16 (DIÁRIO DE CARAJÁS)

Assim como acontece na capital paraense, as peregrinações que antecedem ao Círio já estão acontecendo, com visitas da imagem peregrina a todas as paróquias de Marabá   As peregrinações em preparativos para o 36º Círio de Nazaré em Marabá estão dentro do cronograma segundo a Diocese do município. O Círio de Marabá acontece todo terceiro domingo do mês de outubro, que este ano cai no dia 16. Assim como acontece na capital paraense, as peregrinações que antecedem ao Círio já estão acontecendo, com visitas da imagem peregrina a todas as paróquias de Marabá. O tema do Círio 2016 em Marabá …

Leia Mais »

MISS PARÁ 2016: Meta de marabaense agora é o Miss Brasil

A Miss Pará 2016 Fablina Paixão viajou na quarta-feira (21) para São Paulo onde vai participar do Miss Brasil (JÉSSIKA RIBEIRO)

Ela conquistou o título de Miss Pará enfrentando belas mulheres paraenses, superando-as em quase todos os quesitos dos critérios de seleção. Agora ela participa do Miss Brasil dia 1º de outubro.   A marabaense Fablina Paixão, vencedora do Miss Pará 2016, embarcou na última quarta-feira (22) para São Paulo, onde já está confinada no Hotel Hilton, em São Paulo, com as demais concorrentes do concurso Miss Brasil 2016. Elas ficarão até 1º de outubro em confinamento, dia da escolha da mais bela mulher do país. A bonita Fablina Paixão chegou a Marabá na última terça-feira (20) com a faixa de …

Leia Mais »

EDUCAÇÃO: Servidores aderem a paralisação nacional

Os professores se reuniram na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, ontem (22) (JÉSSIKA RIBEIRO)

Professores do ensino médio em Marabá também aderiram a paralisação nacional que aconteceu ontem (22). Eles engrossaram o coro dos professores do município que já estão parados desde o dia 16.   Os servidores da educação do município, que já estão em greve, juntamente com os do estado aderiram à paralisação nacional realizada na manhã de ontem (22). Em Marabá a manifestação ocorreu na Praça Duque de Caxias, no Núcleo Velha Marabá. Segundo o professor Everaldo Marinho os trabalhadores estão reagindo ao desmonte do poder público em todas as três esferas, federal estadual e municipal. “Estamos em greve desde a …

Leia Mais »

PAPEL DECISIVO: Divisão de gêneros e a mulher na política

imagem_materia

Incentivo à participação da mulher na política é uma das discussões que ainda precisam ser analisadas com carinho no sentido do reconhecimento do papel da mulher no equilíbrio da sociedade. As mulheres representam apenas 31% de todo o efetivo político de candidaturas no Pará em dados divulgados recentemente pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE. O Tribunal Superior Eleitoral aponta como 51% o total de mulheres participantes da política em todo o Brasil. Esse incentivo à participação da mulher na política é uma das discussões que ainda precisam ser analisadas com carinho no sentido do reconhecimento do papel da mulher no …

Leia Mais »

LEGISLATIVO: O que realmente faz um vereador?

Câmara Municipal é o local onde acontecem as sessões para se analisar as propostas dos vereadores (JÉSSIKA RIBEIRO)

Segundo as definições do Tribunal Regional Eleitoral o Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, porém sem ter nenhum poder de execução administrativa   Em Marabá a Câmara dos vereadores atualmente é composta por 21 cadeiras e no dia 02 de outubro a população irá escolher por meio de eleições diretas quem ocupará os assentos durante os próximos 4 anos.Mas o que irão fazer esses vereadores? De acordo com o sociólogo Clovis Barbosa,sendo eleito o vereador deverá representar ao …

Leia Mais »

PARAUAPEBAS: SERVIDORES REALIZAM ATO EM APOIO A JUIZ

Juiz Líbio Araújo Moura recebem apoio dos servidores em mobilização (REPRODUÇÃO)

O juiz Líbio Moura está à frente de dois processos que investigam um capitão da polícia militar por fraude em licitações na câmara dos vereadores do município. Devido às ameaças, ele não concede mais entrevistas e anda com escolta 24h.   Os servidores do Fórum Juiz Célio Rodrigues Cal, de Parauapebas paralisaram as atividades na última sexta-feira (16) e realizaram um manifesto em apoio ao juiz Líbio Araújo Moura titular da 1ª Vara Criminal de Parauapebas, após a veiculação de vídeos e áudios ofensivos citando o magistrado nas redes sociais. A mobilização reuniu cerca de 80 servidores que buscavam fortalecer …

Leia Mais »

AÇÃO CONJUNTA: MPE e IML vistoriam frigorífico em Marabá

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A operação envolveu dois peritos do Instituto Renato Chaves, de Belém, dois peritos do CPC de Marabá e representantes do MPE para analisar o solo, água e o ar. O objetivo da visita é averiguar a origem do mau cheiro que incomoda a comunidade marabaense. Na manhã de ontem (19) o Ministério Público Estadual (MPE) realizou uma vistoria à empresa do ramo frigorífico JBS em Marabá em uma ação conjunta com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A operação envolveu dois peritos do Instituto Renato Chaves, de Belém, dois peritos do CPC de Marabá e representantes do MPE para …

Leia Mais »