

Visando diminuir a fila de espera pela emissão de documentos e aconselhamento jurídico, a Defensoria Pública do Estado realiza nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16) a ação de cidadania “Balcão de Direitos” em Marabá. O evento ocorre na Escola Judith Gomes Leitão, na Velha Marabá.
Durante a ação, orientação jurídica e esclarecimento de dúvidas dos cidadãos. Os atendimentos contemplam também questões como emissão de 1ª e 2ª via da documentação básica (certidões de nascimento e casamento; certidão de óbito de parentes, assim como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, entre outros), além de retificação de documentos, divórcio consensual sem partilha de bens e reconhecimento voluntário de paternidade.
A coordenadora da Defensoria Pública de Marabá, Gisele Brasil, explicou que a Defensoria Pública do Estado sabe da carência do município para a emissão desses documentos. Por isso, veio também ajudar a população nesse sentido. “Nós inauguramos uma sede nova e conseguimos abarcar muita gente na orientação jurídica, mas sabemos da carência da população que tem um agendamento para a Carteira de Trabalho ou de Identidade já para o ano seguinte. Então, é uma forma de tentar amenizar a deficiência aqui”, contou.
Um dos que foi beneficiado com a ação foi o agricultor Joelino Barbosa dos Santos, que veio da Vila São João, na zona rural de Marabá para fazer uma nova Carteira de Identidade. A previsão para tirar o novo documento seria só em 2020 e na ação ele conseguiu a senha e já esperava pelo atendimento. “Desde ontem estou na fila aguardando. Aproveitei a oportunidade para vir e tirar mais rápido porque eu estava agendado só para 2020”.
Depois de Marabá, a ação segue para o município de Bom Jesus do Tocantins e depois Rondon do Pará. (Alessandra Gonçalves)