

O movimento Maio Amarelo “Atenção pela vida”, foi lançado oficialmente no dia 3 de maio e transcorreu durante todo o mês com diversas ações que levaram a mensagem da elevação da conscientização no trânsito e pela preservação da vida. Além das ruas, as ações, organizadas pela equipe de educação no trânsito do DMTU, ocorreram também em órgãos públicos e empresas chegando a alcançar mais de 500 pessoas diretamente.
O secretário municipal de segurança institucional, Jair Guimarães, ressaltou a importância do movimento para a redução de acidentes no trânsito em Marabá e também da aceitação da população. Segundo ele, o movimento obteve o êxito desejado, pois conseguiu alcançar o maior número de pessoas possíveis. “Conseguimos sensibilizar quase toda a sociedade. Na Câmara tivemos espaço para trabalhar nossas ações, e o resultado disso é uma redução de aproximadamente 34% no número de acidentes. Hoje estamos registrando uma média de 24 acidentes por mês em Marabá”.
Emanuel da Cruz, diretor do DMTU, destacou que o movimento levou uma mensagem de conscientização. “O DMTU hoje vem alcançando números que nos deixam muito entusiasmados com o trabalho, levamos a mensagem do movimento e fomos além, tivemos a primeira corrida do maio amarelo, levamos também o lado social, com isso arrecadamos mais de 600 quilos de alimentos e fizemos doações a instituições sociais”, explicou.
Ele informou ainda que Marabá já conta com uma frota de 112 mil veículos registrados e uma frota flutuante de 25 a 30 mil veículos de fora do município. (PMM)