

Dirigir sob chuva é uma atividade difícil e requer que os condutores redobrem a atenção nas estradas. Muitos acidentes de trânsito ocorrem devido à falta de atenção de motoristas e motociclistas.
Em dias chuvosos é preciso tomar alguns cuidados para evitar tragédias e fatalidades nas rodovias. O inspetor Franklin, da Polícia Rodoviária Federal, pede aos condutores a máxima atenção, pois quando chove diminui a visibilidade e eles devem atentar para a segurança viária e do veículo, não utilizando pneus desgastados, além do permitido.
De acordo com dados da PRF, no período de chuva os riscos de acidentes aumentam cerca de 30%. Por isso, o condutor precisa redobrar a atenção nas estradas.
Franklin orienta que os condutores devem manter a distância de segurança, justamente para ter tempo de perceber algum imprevisto, alguém ou algum animal que atravesse na pista. “Então essa distância de segurança é importantíssima”.
AQUAPLANAR
Neste período de chuvas o acúmulo de água na pista aumenta, diminuindo a aderência do asfalto e a pista se torna escorregadia. Franklin aconselha que o condutor tenha muito cuidado na frenagem também, que é justamente não pisar totalmente no freio. “Por isso, que a gente pede essa distância de segurança para que ele freie com tranquilidade, porque na chuva, com pista molhada, com água na pista, se frear muito bruscamente ele pode perder o controle do veículo e ocasionar um acidente”.
SINALIZE O SEU VEÍCULO
Como a visibilidade diminui, é preciso tomar algumas medidas para ser visto. Acenda o farol baixo ou os faróis de neblina. A PRF recomenda nunca acender o farol alto ou o pisca – alerta. O reflexo destas luzes nas gotas de chuva pode prejudicar a visibilidade de outros motoristas ou confundi-los. (Alessandra Gonçalves/ Com informações da RBATV)