

A Academia Jovem Concertante – Etapa Pará faz o concerto de encerramento de turnê neste sábado (03), em Marabá, na Faculdade Metropolitana, com entrada gratuita.
A academia estreou nesta última terça-feira, dia 30 e lotou o Centro Cultural Parauapebas. Ontem (01), a orquestra se apresentou em Canaã dos Carajás, no Ginásio Municipal Poliesportivo “Chorão”.
Dos 28 jovens que ensaiam desde 24 de janeiro no Centro Cultural de Parauapebas, sob regência do maestro Daniel Guedes, 22 são do Pará, sendo dois deles de Marabá. Dentre os 28, 15 são musicistas, o que segundo Simone Leitão caracteriza esta etapa como uma “Etapa Feminina”.
Ao longo de um mês, o projeto organizou um processo seletivo para escolher os músicos. Reunidos para um intenso cronograma de ensaios, participaram de workshops e masterclasses.
Nesta etapa, também intitulada de Etapa Mozart, o programa é composto pela Sinfonia no. 40 em sol menor e Concerto para piano e orquestra em Fá Maior KV 459, de Mozart, além de peças de compositores brasileiros.
A Etapa Pará da AJC tem patrocínio da Vale por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE
A Academia Jovem Concertante, projeto que tem direção artística da pianista Simone Leitão e regência do violinista Daniel Guedes, estreou em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rondônia). Desde então, já apresentou etapas no Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e agora no Pará. O projeto é um trabalho intensivo, itinerante, com repertório orquestral variado, que visa preparar o jovem músico para o seu futuro como integrante de orquestras relevantes do país, e levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados no país.
Por JÉSSIKA RIBEIRO