

Neste domingo (22) o 2° Sprint Triathlon Marabá realizado na Orla de Rio Tocantins, contagiou o público que presenciou o campeonato, impactados pela garra e determinação dos 60 atletas que participaram da prova composta pelas modalidades de natação, ciclismo e corrida, sem interrupção, com percurso aproximado de 26 quilômetros no total.
Dos 60 competidores, 30 atletas competiram na categoria individual e os demais se dividiram em 10 equipes de revezamento, entre equipes Masculina, Feminina e Mista.
A largada da natação foi às 7 horas no Rio Tocantins, à altura da Colônia Z-30, onde homens e mulheres mostraram muita força e fôlego a cada braçada no percurso de 750 metros rio abaixo. Concluída a natação, os atletas de equipes do ciclismo já estavam a postos no local de transição para dar sequência aos 20 quilômetros de bicicleta e a prova encerrou com mais 5 quilômetros de corrida na Marabá Pioneira.
Esta foi a segunda edição realizada em Marabá, com coordenação de Antônio Gomes Filho, membro da Federação Paraense de Triathlon. “A gente procurou melhorar as falhas do ano passado, o pessoal veio com garra e a prova foi bonita. Todos adoraram o ciclismo e a natação foi super segura”, acrescentou Antônio.
O campeão do individual masculino foi o triatleta Emerson Vale, de Belém, em segundo ficou Willian César e em terceiro Antônio Cleyton. No feminino a primeira colocada foi Adriana Vale, em segundo lugar ficou Alessandra Marra e em terceiro Maria Elitelma.
No revezamento misto venceu o trio composto por Caio, Ítalo e Carol, em segundo foram Carlos Alberto, Ailana e Felipe. E em terceiro o trio de Luciana Adriano e Luís. No revezamento masculino venceu a equipe de Jean, João e Antônio, em segundo colocado ficaram Kelve, Ricardo e Helton. E em terceiro Procópio, Darlan e Emival. No revezamento feminino, Juliana, Soila e Luciana ficaram em primeiro, Débora, Cláudia e Olaíde em segundo, e em terceiro a equipe de Gabriela, Ivanir e Edilene.
PRÊMIOS
Os primeiros colocados gerais receberam premiação em dinheiro e somaram pontos para a próxima etapa do Campeonato Paraense, com data marcada para o dia 09 de junho em Mosqueiro.
O Bicampeão geral na competição, Emerson Vale, contou a satisfação em competir em Marabá e o quanto a modalidade tem crescido. “É um lugar muito bom pra competir, estou muito satisfeito com esse resultado, já iniciando o ano com o pé direito. Marabá só tem a crescer com esse circuito e acredito que ele deve crescer mais e popularizar o esporte”, considera Emerson.
A prova contou com a segurança dos órgãos Polícia Rodoviária Federal e DMTU, exército, corpo de bombeiros, secretaria de esporte e lazer entre outros órgãos de apoio.